loader
Rua Adib Buchala 220, São Manoel - São José do Rio Preto / SP

Ir ao dentista nem sempre é das tarefas mais fáceis. Logo se vem a cabeça: dor, desconforto e, principalmente, tratamentos demorados, caros e intermináveis. Esforços por empresas do mundo todo ligadas à odontologia evoluem para que os pacientes tenham mais conforto, rapidez e satisfação em nossos atendimentos e desenvolvem novas tecnologias que auxiliam neste propósito.

Desde o temido barulhinho do motor, que já pode ser substituído por aparelhos de Ultrassom como o DentSurg da CVDentus, de tecnologia nacional, faz com que pontas de diamante façam a função das brocas rotatórias e são utilizados na realização de restaurações, cirurgias e até mesmo implantes, utilizando menos anestesia, menor tempo clínico, menor desconforto e edema (inchaço).

É uma excelente evolução, mas, hoje, temos muito mais e vivemos a era da odontologia digital. Outro dia, ouvi da boca de um aluno do nosso curso, de uma era mais antiga da odontologia, que “a odontologia que ele praticava há dez anos, não poderia mais ser realizada da mesma forma hoje”. Tudo no mundo evolui e a odontologia também vem evoluindo a passos largos.

Com recursos tecnológicos, conseguimos simular o tratamento reabilitador do paciente digitalmente e, assim, ter uma previsibilidade muito maior no propósito final.

De forma rápida, podemos, hoje, confeccionar coroas, facetas, lentes de contato, pontes, coroas sobre implante e muito mais, em porcelanas modernas e outros materiais, graças ao CEREC CAD/CAM. Desenvolvido e fabricado na Alemanha, é um sistema onde o dente do paciente é preparado, não necessitando de moldagem (o que para alguns é insuportável), o dente será copiado através de uma câmera (scanner) dentro da boca. Modelos virtuais em 3D são criados em um computador específico, conforme a boca do paciente e a partir daí a coroa, restauração ou lente de contato dental será desenhada de forma 3D, com precisão máxima e sem erros de anatomia ou adaptação. Após o desenho, essas informações são enviadas para uma unidade que chamamos de fresadora (como se fosse um Robô) e a mesma produzirá a coroa do dente em porcelana ou outros materiais no formato e cor correta em questão de minutos.

Com a coroa pronta, os procedimentos convencionais de acabamento da peça e ajuste de oclusão são realizados na boca do paciente e em aproximadamente uma hora o trabalho está concluído e cimentado na boca, com qualidade e estética máxima.

Para tratamentos maiores, a espera pode ser um pouco maior, mas, infinitamente mais rápido do que se fizesse da forma convencional: preparar, moldar, enviar ao protético, etc… não menos do que uma semana.

Todas as cerâmicas (porcelanas) podem ser confeccionadas pelo sistema Cerec CAD/CAM, e o sistema ja foi testado e comprovado pela literatura científica e em milhares de restaurações que já foram instaladas aqui no Brasil e em todo o mundo.

Materiais e softwares estão sendo cada vez mais aperfeiçoados para que a precisão seja sempre a marca desta ferramenta fantástica.

É o fim daquela longa espera pelo dente “definitivo” e aquele desconfortável provisório que teria de ficar um tempo na boca do paciente.

Tanto o ultrassom, quanto o CEREC CAD/CAM já são uma realidade no dia a dia, meu e dos meus pacientes, que vêm trazendo maior conforto, agilidade e precisão, agregando qualidade e longevidade ímpar ao nosso trabalho.