loader
Rua Adib Buchala 220, São Manoel - São José do Rio Preto / SP

Um sorriso bonito é sinal de bem-estar. Por isso, cada vez mais pessoas buscam as clínicas odontológicas com o objetivo de melhorar a estética da boca.

No entanto, a reabilitação oral é mais do que uma questão de beleza e autoestima. Especialidade em alta na odontologia, a reabilitação oral consiste em um trabalho multidisciplinar realizado após a análise de cada caso. Como o próprio nome já diz, o procedimento reabilita, melhorando a articulação temporomandibular (ATM) com o objetivo de restabelecer a função da mastigação e remover infecções, além de evitar e aliviar as dores de cabeça, zumbidos do ouvido e outros sintomas decorrentes de problemas na ATM e, claro, melhorar a estética. Para resolver qualquer uma dessas questões, a reabilitação oral é o caminho mais indicado.

Embora muitas pessoas necessitem da reabilitação oral, poucas sabem o que ela realmente pode fazer. “Dores de cabeça, problemas nutricionais, traumas dos músculos faciais, problemas psicológicos e envelhecimento precoce são alguns dos problemas causados pela falta de uma engrenagem bucal correta e que podem ser solucionados com a reabilitação”, explica o cirurgião dentista Paulo Bottura Filho, da Neoclinic, em São José do Rio Preto.

O primeiro passo para um tratamento que renda bons resultados é a avaliação feita por um profissional. O tempo necessário depende dos procedimentos que serão realizados. Antes de qualquer coisa, é preciso que os dentes estejam em boas condições e, quando é preciso, alguns tratamentos são feitos antes da reabilitação para garantir o sucesso do procedimento.

Um bom profissional vai avaliar as necessidades do paciente, realizar os tratamentos necessários e só então dar início à reabilitação. Atualmente, o trabalho dos dentistas na reabilitação oral tem um grande aliado, um sistema altamente tecnológico que vem sendo muito utilizado por oferecer resultados finais ainda mais satisfatórios: o CEREC. O método é simples e rápido e, além de garantir uma melhor qualidade na reabilitação oral, promove um considerável ganho de tempo para dentistas e pacientes. O sistema CEREC possibilita construção de facetas, restaurações, coroas, próteses e próteses sobre implantes por meio do escaneamento da boca, em poucos minutos. Trata-se de sensores ópticos altamente precisos, que tornam possível a reprodução de imagens tridimensionais de todas as estruturas dentárias de uma arcada. Depois, as imagens são utilizadas para reconstruir os detalhes anatômicos das coroas dentais, respeitando as características específicas de cada caso, como as proporções, os desgastes, encaixes, colorações, idade e variações étnicas.

Os tratamentos que envolvem a reabilitação oral estão cada vez mais acessíveis à população. É importante frisar que, por se tratar de uma questão de saúde, o preço final do tratamento é apenas um detalhe – e ainda pode ser negociado com o profissional. Além disso, a sociedade precisa entender que manter consultas regulares ao dentista é importante não apenas por uma questão econômica, mas principalmente pela manutenção do bom estado da cavidade oral. Para quem tem grandes problemas de dentição, de estética ou sofre com os sintomas do mau funcionamento da engrenagem bucal, a reabilitação oral é uma ótima solução, devolvendo saúde à boca do paciente e promovendo um sorriso perfeito. Mas, novamente, é preciso ressaltar que ela somente deve ser feita após uma avaliação específica. Converse com o seu dentista de confiança e saiba mais.